MACONHA ·          O QUE É? A maconha ( Cannabis Sativa ) é uma planta herbácea de clima quente e úmido, barata e de fácil acesso. ...

MACONHA

 
MACONHA

·         O QUE É?

A maconha (Cannabis Sativa) é uma planta herbácea de clima quente e úmido, barata e de fácil acesso. É uma droga entorpecente preparada a partir das flores e folhas secas da planta, e seu consumo, em geral, é por via oral na forma de cigarros, mas também pode ser consumida por via intravenosa. A principal substância psicoativa encontrada na planta Cannabis sativa, é o THC. Essa sigla vem do nome tetra-hidrocarbinol ou tetra-hidrocanabinol. Quando usada proporciona efeitos alucinógenos, físicos e neurológicos.



Figura 1 – Planta no qual é obtida e o modo convencional do consumo da planta.

 

Figura 2 – Estrutura química do princípio ativo da maconha (THC).


·         SEUS EFEITOS

Os efeitos do uso da maconha no organismo podem variar de acordo com as características do usuário, com seu estado de espírito, com o ambiente em que ocorre o consumo e também com as características da droga.

Ø  No Cérebro


Figura 3 – Efeitos psicológicos provocados no ser humano pelo uso da maconha.


Ø  No Organismo
g

Figura 3 – Efeitos físicos provocados no ser humano pelo uso da maconha.

·         Informações relevantes

Segundo dados do INPAD, embora o Brasil não esteja entre os países com maiores índices de uso de maconha no mundo, é notável que nos últimos anos houve um acréscimo do consumo de maconha principalmente entre os adolescentes, comprovando assim que o uso de drogas esta cada vez mais precoce. Isto ocorre por diversos fatores, mas os principais são a curiosidade, que é um traço comum nessa idade, as influências, sejam familiares ou entre amigos, fuga de problemas como estresse na escola e brigas em casa e também o desejo de ter novas experiências.


Figura 5 – Gráfico da freqüência do uso da maconha entre adolescentes em faixa etária diferente.


A região do Brasil onde a maconha é mais consumida é o sudeste, e isso se deve à maior incidência de tráfico existente nas periferias.

Figura 6 – Prevalência dos usuários de maconha por região brasileira.

·         Referências bibliográficas

http://brasilescola.uol.com.br/drogas/maconha.htm. Acesso em: 13 de dezembro de 2015.

http://www.infoescola.com/drogas/maconha/. Acesso em: 10 de dezembro de 2015.

http://www.mdsaude.com/2008/09/marijuana.html. Acesso em: 07 de dezembro de 2015.

http://www.mccorreia.com/drogas/maconha.htm. Acesso em: 11 de dezembro de 2015.

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/12/entenda-os-efeitos-do-uso-da-maconha-no-organismo-humano.html. Acesso em: 19 de janeiro de 2016.